Novo Hub de Inovação no Instituto de Saúde de Nova Friburgo deve movimentar setor de saúde nacional

Espaço foi inaugurado dia 18 de outubro pela Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

A Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou, em 18 de outubro, um Hub de Inovação dentro do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). O evento, que contou com a participação de Márcio Bósio, diretor institucional da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, promoveu diversos talk shows com grandes nomes do setor.

“Essa é uma iniciativa bastante interessante da UFF porque, além de incentivar a inovação e formar pesquisadores com perfil inovador, busca uma importante aproximação com o setor produtivo. Com isso, temos ganhos tanto para a inovação geral do país, quanto para o desenvolvimento do segmento de saúde”, diz o diretor.

O ISNF é um excelente ambiente para o empreendedorismo, já que conta, hoje, com 104 professores com título de doutorado, 14 laboratórios de pesquisa e mais de R$ 20 milhões em infraestrutura instalada. Com o novo Hub de Inovação, a perspectiva é de maior relacionamento entre os diversos atores do setor de saúde, entre eles startups, investidores, universidades, indústria e acadêmicos.

Bósio participou de duas apresentações. Primeiramente esteve no talk show “Inovação em saúde no Brasil, um hub de oportunidades”, que também recebeu Phillipe Lontra, da UNIMED; Juliana Fontanezi, da FIRJAN; Fernanda Gripp, do SEBRAE; Augusto Theodoro, da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico; Jose Loyola, da UERJ/IPRJ; e Luciane Boechat, da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

Na sequência, o executivo integrou a mesa redonda “Tecnologia e Sustentabilidade no Radar das Startups”, debate que reuniu também Marília Sant’Anna, do SEBRAE Startup; Katia Aguiar, da FIRJAN; Clarice Pires, da NOVAGEIA Biotecnologia; Valdir Veiga, da Química de Produtos Naturais do IME; Flavio Seixas, do Instituto de Computação da UFF; e Caroline Fernandes, do ISNF/UFF.

O evento contou com a presença de autoridades locais como o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, o subsecretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante, Felippe

Publicado em 20/10/2022

Veja também